Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO
Zika Vírus
Espaço Criança
11 Razões para o médico confiar seus pacientes ao IPGO

Use o sistema de busca.

Apoio Psicológico do IPGO

Home » Apoio Psicológico do IPGO

 
acesse também: http://www.doacaodeovulos.com.br/
 

Dra. Eliane V. Rovigatti Gasparini
Psicóloga Clínica do IPGO especialista em Fertilidade
Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (PUCC)
Especialista em Assessoria Psicológica em Saúde Reprodutiva da Mulher (Unicamp)

O IPGO atento as necessidades físicas e psíquicas dos seus pacientes criou a Unidade de Apoio Psicológico. O objetivo desse atendimento é oferecer a todos os pacientes um espaço de acolhimento e reflexão sobre a gama de emoções desencadeadas nos tratamentos em saúde reprodutiva da mulher.
As mudanças sociais e econômicas das últimas décadas ofereceram conquistas importantíssimas às mulheres, mas o peso das escolhas e das pressões que esta nova configuração social e familiar provocaram, imbutiram no papel feminino novos conflitos. É fato que o aumento das situações de stress diário incindiu na predisposição à quadros psicossomáticos, de Ansiedade e Depressivos, por exemplo.
Desde 2001 esse serviço está sob os cuidados da Dra. Eliane Rovigatti Gasparini, psicóloga especialista emessoria psicológica na saúde da mulher. Veja alguns detalhes dos tipos de atendimentos oferecidos:

Reprodução Assistida

Os avanços médicos na área da Reprodução Assistida foram extraordinários nos últimos anos e graças a toda essa nova tecnologia muitos casais estão conseguindo a tão sonhada gravidez e constituindo suas famílias. O atendimento psicológico paralelo aos tratamentos reprodutivos tem como finalidade fortalecer emocionalmente as mulheres e consequentemente o casal, diminuindo a ansiedade intrínseca na espera e nos passos dos procedimentos médicos. Esse tipo de apoio é fundamental para que a mulher possa manter seu equilíbrio psíquico, superar seus medos e angústias com relação à maternidade e principalmente fortalecer sempre o vínculo conjugal.
Nas técnicas que envolvem a adoção de material genético, como a ovodoação por exemplo, os medos, dúvidas e angústias com relação à essa escolha são discutidos de forma personalizada, oferecendo aos casais espaço para refletir sobre suas opçõe e o impacto emocional de cada uma delas.

Gravidez e Pós-parto

Uma vez estabelecida a gravidez, advinda naturalmente ou por técnicas de reprodução assistida, a mulher inicia uma longa jornada…. 9 meses de novas experiências físicas e emocionais. O pré-natal médico acompanha todos os passos do desenvolvimento do bebê e o acompanhamento psicológico busca preparar a futura mamãe para esta nova tarefa: cuidar e educar.
Como viver uma gestação tranquila, já que sabemos da interferência dos estados emocionais das mães nos bebês e do impacto do stress na evolução de uma gestação.
Quais seriam as necessidades emocionais dos bebês?
O que realmente faz diferença no contato mãe-bebê para que ele se estabeleça da melhor forma possível no pós-parto?
Quais são os grandes desafios emocionais nas gestações de gêmeos e trigêmeos?
Esses são alguns dos temas discutidos nesse tipo de atendimento, que de forma personalizada acompanha a grávida durante toda a gravidez aliviando a ansiedade e proporcionando mais segurança nas suas capacidades internas para gestar, parir e cuidar da sua nova família.

Psicoterapia Individual e Casal

Curso de Gestante

As emoções também têm espaço nesse Curso abrangente e personalizado realizado pelo IPGO. Uma aula especial sobre as mudanças emocionais no início da gravidez,trazendo sugestões para uma gestação mais tranquila fazem parte do tema do Módulo I.
No segundo módulo do curso esta aula está direcionada ao preparo emocional para a chegada do bebê, discutindo temas como Ansiedade do Parto, Depressão Pós-parto, as demandas emocionais na relação mãe-bebê entre outros.

Atendimento Hospitalar e Domiciliar

Este tipo de atendimento é oferecido quando por alguma indicação médica a paciente ou gestante necessita realizar repouso domiciliar ou mesmo a internação hospitalar. A psicóloga segue o acompanhamento psicológico para garantir que mesmo nessas situações de stress a paciente receba o acolhimento emocional adequado facilitando sua recuperação.

Comments

comments