Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO
Zika Vírus
Espaço Criança
11 Razões para o médico confiar seus pacientes ao IPGO

Use o sistema de busca.

“O sucesso do tratamento de fertilização assistida não se restringe ao teste de gravidez positivo. Muito mais que isso, é a garantia de que a mãe e o bebê permanecerão saudáveis desde o início dos procedimentos até o nascimento da criança. Afinal, de nada adianta alcançar rapidamente a gravidez única, gemelar ou até mesmo tripla, se o tratamento e a gravidez provocarem complicações que levem ao comprometimento da saúde do bebê e da mãe durante o tratamento a que estiver sendo submetida”
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Infertilidade inexplicável

Home » Infertilidade inexplicável

Arnaldo Schizzi Cambiaghi

“O IPGO realiza esta técnica na rotina de suas pacientes”.

 

Após esta leitura, leia também:

Por que a fertilização in vitro pode falhar
Fertilização em mulheres com FSH elevado
Fertilização in vitro em mulheres maduras
Tratamentos que podem melhorar a fertilidade da mulher
Biópsia embrionária, PGS e CGH
Menopausa precoce falência ovariana
SOP
Qual o custo?

Infertilidade sem Causa Aparente (ISCA)

 

É muito difícil para um casal quando, após o término da realização de todos os exames solicitados, ao retornar ao à clínica, tem como reposta do médico que todos os exames estão normais. Frente a esta normalidade alguns exames são repetidos, outros novos são sugeridos, uns mais difíceis e outros mais agressivos, mas a resposta final é: NORMALIDADE. Qual o motivo, então, da dificuldade em engravidar? Não tem explicação? A resposta é: NÃO.

A Infertilidade “inexplicável” ou Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA) é a dificuldade de um casal em engravidar sem nenhuma razão aparente após um ano ou mais de relações sexuais freqüentes e sem o uso de qualquer método anticoncepcional. Aproximadamente 10 a 15% dos casais inférteis pertencem a este grupo. Sem dúvida, esta “falta de diagnóstico” definitivo leva estas pessoas a um sentimento de frustração e angústia bastante grande.

Entretanto, não podemos esquecer que a ciência progride numa velocidade tão grande, que o desconhecido de hoje poderá, num curto prazo de tempo, ser esclarecido e o que hoje não tem explicação, amanhã será explicável e tratável. Portanto, quando falamos de INFERTILIDADE SEM CAUSA APARENTE ou INFERTILIDADE INEXPLICÁVEL, estamos falando do inexplicável no presente e não no futuro. Mas o que interessa para o casal, que procura um especialista naquele momento é um diagnóstico e um tratamento para o presente.

O que fazer então?

A conduta médica deve ser calcada na idade da mulher, na ansiedade e expectativa do casal e na disponibilidade econômica. Se uma mulher é extremamente jovem, pode-se aguardar ou realizar tratamentos simples e conservadores, como a indução da ovulação (relação sexual programada, coito programado, “namoro” programado…). Mulheres com mais idade merecem tratamento de maiores chances de êxito (inseminação Intrauterina (IIU), fertilização in vitro), pois com o passar dos anos as chances de gravidez diminuem. O importante é deixar claro que Esterilidade Sem Causa Aparente ou Infertilidade Inexplicável é bastante comum em casais que não conseguem ter filhos.

Comments

comments