Encontre-nos nas redes sociais:

Instagram da IPGO
Zika Vírus
Espaço Criança
11 Razões para o médico confiar seus pacientes ao IPGO

Use o sistema de busca.

“O sucesso do tratamento de fertilização assistida não se restringe ao teste de gravidez positivo. Muito mais que isso, é a garantia de que a mãe e o bebê permanecerão saudáveis desde o início dos procedimentos até o nascimento da criança. Afinal, de nada adianta alcançar rapidamente a gravidez única, gemelar ou até mesmo tripla, se o tratamento e a gravidez provocarem complicações que levem ao comprometimento da saúde do bebê e da mãe durante o tratamento a que estiver sendo submetida”
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

IPGO realiza o exame para detecção do Zika Vírus

Home » IPGO realiza o exame para detecção do Zika Vírus

Arnaldo Schizzi Cambiaghi

“O IPGO realiza esta técnica na rotina de suas pacientes”.

TituloLeia na hora certa – Use o leitor QR Code e armazene este assunto para ler diretamente em seu Smartphone

 

 
 
 
 
 
 

Após esta leitura, leia também:
Por que a fertilização in vitro pode falhar
Fertilização in vitro em mulheres maduras
Tratamentos que podem melhorar a fertilidade da mulher
“Amazenamento” de embriões
Intralipid®
Menopausa precoce falência ovariana
SOP
Qual o custo?
 
 
 

São dois tipos de exame:

 

1. Exame PCR (realizado até 5 dias após cinco dias do início do sintomas)

A reação da cadeia de polimerase da transcriptase reversa (RT-PCR) é a técnica de referência para o diagnóstico do Zika Vírus, tanto na fase de incubação, quanto na fase de latência do vírus, sendo ideal realizar o exame no 4° dia do aparecimento dos sintomas. Após cinco dias do início dos sintomas, os testes sorológicos são mais indicados.

2. Testes sorológicos IgG e IgM (indicado após cinco dias do início do sintomas)

Os testes sorológicos também são amplamente utilizados para a confirmação do diagnóstico do Zika Vírus, no entanto, devido a baixa concentração de anticorpos IgM e IgG na fase de incubação, torna-se mais difícil a identificação do vírus no paciente nesta fase. Após cinco dias do início dos sintomas, são os mais indicados.

Os testes buscam a detecção de anticorpos do tipo IgM que são produzidos pelo indivíduo infectado contra o vírus da Zika na fase aguda da infecção ou de anticorpos IgG na fase de convalescência. A presença do anticorpo IgG indica imunidade à doença.

Pela explicação da fisiologia das doenças infecciosas, acredita-se que há uma imunidade após a infecção, ou seja, que a pessoa vai se infectar uma vez só e não vai se infectar mais. Assim, a detecção de IgG demonstraria. Contudo, não se tem certeza se esta imunidade é permanente e se não vai aparecer outro tipo de Zika.

Comments

comments